Pensando em nossos usuários elaboramos um guia básico de instalação do sistema.
Ligue o computador e pressione a tecla especial do fabricante para abrir as configurações do dispositivo. As teclas comuns são: Esc, Delete, F1, F2, F9, F10, F11 ou F12. Você pode encontrar outras teclas e botões comuns também.
Desative duas coisas: o fastboot e o secure boot. O secure boot pode ser um pouco mais complicado de desativar, então você pode tentar limpar as "chaves de inicialização segura" em vez disso. Se você tiver dúvidas, dê uma olhada no manual do seu computador para mais informações.
Verifique se o modo do controlador do disco rígido está configurado como AHCI nas configurações do seu computador. Isso é importante para que o Linux consiga reconhecer o seu pendrive.
Se o seu computador suportar UEFI (uma forma mais moderna de inicialização), configure para usar somente o UEFI nas configurações. O UEFI é melhor do que o BIOS, sempre que possível.
Agora é hora de criar um pendrive bootável usando programas como DD, Etcher, Ventoy ou Rufus. Isso fará com que o pendrive possa ser usado para instalar o Linux.
Depois de criar o pendrive, vá para as configurações novamente e encontre a opção de inicializar a partir do pendrive. Você pode ver diferentes nomes para o mesmo dispositivo, como "UEFI USB Drive" e "BIOS USB Drive". Se você tiver essas opções, escolha a que tem "UEFI" no nome.
Depois de iniciar o computador a partir do pendrive, você verá uma tela com as opções de instalação do Linux. Siga as instruções na tela para concluir a instalação.
Você deve acessar:
https://www.biglinux.com.br/Download/
Escolha qual das versões deseja instalar, na página tem o descritivo de cada uma. Nós sempre indicamos a recomendada.
Depois que você baixou a iso com o BigLinux precisará gravar uma imagem de pendrive para poder iniciar o computador com o BigLinux. Abaixo demonstramos algumas maneiras de fazer isso:
Utilizando o Ventoy
Se ainda não tem o Ventoy você poderá baixá-lo aqui:
https://www.ventoy.net/en/download.html
Acima você deve escolher de acordo com o seu Sistema Operacional.
[COLOCAR O VÍDEO DO DOWNLOAD]
Agora que gerou o pendrive com o Ventoy, você precisará copiar o arquivo .iso do Biglinux para dentro do pendrive. Veja como fazer:
[COLOCAR O VÍDEO]
Agora que tudo está pronto com o pendrive, você precisa se certificar de que o SecureBoot está desabilitado na BIOS do seu computador.
Com todos os requisitos acima resolvidos é preciso dar o boot pelo pendrive e esperar aparecer a tela do Grub.
[COLOCAR A IMAGEM DA TELA DO GRUB]
Escolha a primeira opção se o seu computador tem menos de 5 anos. Caso ele tenha mais de 5 escolha a opção 2.
Tudo deverá funcionar normalmente após a escolha.
Aguarde até que o BigLinux Live seja carregado.
[COLOCAR PRINT DA TELA INICIAL DO SISTEMA]